A rotina de estudos na quarentena

Quinta, 16 de Abril de 2020

A rotina de estudos na quarentena

 A rotina de estudos na quarentena

Para quem é concurseiro, o tédio do isolamento em época de combate ao coronavírus não tem vez. Uma das características de quem estuda cotidianamente é estar mais acostumado a ficar em casa e, portanto, mais tolerante ao confinamento. Mas sabemos que a mudança na rotina pode deixar qualquer um perdido. Afinal, são filhos em casa mais tempo, família circulando no seu local de estudos e muitas pessoas queridas apreensivas com o momento. Por isso, algumas dicas para os nossos alunos.

Quarentena não é férias

Caso você esteja com mais tempo, aproveite para estudar. Aumente a sua carga diária para chegar ao final do confinamento melhor preparado.

Para que os familiares respeitem o espaço, a dica é a mesma para quem já precisava conciliar a concentração com a exigência de atenção das crianças e familiares. Converse. Mais do que nunca, a boa e velha conversa, a negociação dos momentos para cada coisa será a saída para uma boa convivência.

Vale a pena continuar estudando? Será que as provas serão adiadas?

Neste momento, tudo está muito confuso e diversas agendas estão sendo canceladas. Mas, lembre-se: os concursos virão e você pode decidir, agora, como estará o seu nível de preparo para as provas que vierem. Sempre falamos por aqui que não se deve esperar um edital ser aberto para começar a estudar. Neste momento, não é diferente. Não desanime!

Cuide da saúde

É preciso se proteger da conid-19, claro, mas não se esqueça do resto. E a dica vale para todas as situações... Não pule refeições para ficar um pouco mais na frente dos livros, faça exercícios em casa e reserve tempo para conversar com amigos online, assistir a séries e filmes... Mantenha-se perto, apesar de longe, de quem você ama. Separe momentos do dia para ligar para pais, avós e outas pessoas que estão no isolamento.

Rotina

Sempre. Concurseiro de sucesso é aquele que consegue estabelecer uma rotina de estudos e que se mantém estudando mesmo quando não há edital aberto. Mantenha (ou crie) uma organização dos estudos. Faça cronogramas realistas sobre os conteúdos a vencer por dia.

Tentações

Para quem não tem o hábito de estar em casa o dia todo, há mais tentações no confinamento... Evite passar a manhã dormindo, por exemplo, ou se perder entre as toneladas de informações sobre a crise do coronavírus.

Concurseiros, principalmente os que acompanham as nossas dicas, já têm um pouco mais de “experiência” em cuidar do próprio tempo. Como muitas pessoas estão aprendendo agora, disciplina pode ser algo difícil. Todavia, é muito necessária para atingirmos nossos propósitos.

Aproveite e confira outros posts do nosso blog com dicas para os estudos em casa.

Quatro passos para criar uma rotina de estudos

 

Verão e estudos: posso começar a me preparar nas férias?

 

A alimentação e os estudos

 

Como começar a estudar para concurso

 

Pais concurseiros: veja dicas para aliar estudos e relação com os filhos

 

Confira seis vantagens do estudo constante